domingo, 18 de maio de 2014

Introdução ao estudo da Bilirrubina

A bilirrubina é uma substancia encontrada na bile, urina e sangue, resultado da degradação da porção heme da hemoglobina. Nessas e nas demais postagens discutiremos as características e as importâncias biológicas que essa molécula, e suas derivadas, têm para o ser humano.

Molécula de bilirrubina


A Hemoglobina é uma proteína presente dentro das hemácias, responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Essa proteína é do tipo oligomérica (formada por mais de uma cadeias polipeptídica), globulosa (em forma de novelo de lã, solúvel em água), e o mais importante, conjugada (quando submetida a hidrólise libera um radical não peptídico, grupo prostético, o grupo heme).

Grupo heme, componente da hemoglobina


Formada por 4 cadeias polipeptídicas, sendo cada uma ligada a um grupo heme, é degrada no baço, quando está presente em hemácias velhas. A sua degradação libera heme e globina, sendo que a ultima sofre o metabolismo normal e tem seus aminoácidos reaproveitados. Já a porção heme perde  o Fe2+ e se transforma em biliverdina, que através da enzima biliverdina redutase se transforma em bilirrubina, que alcança o sangue. No sangue a bilirrubina liga-se à albumina, proteína do plasma sanguíneo, e é levada pelo sangue até o figado, resultando na chamada bilirrubina indireta.



A nível hepático a bilirrubina desliga-se da albumina, que volta para o sangue, e conjuga-se com o ácido glucurônico, formando a bilirrubina direta. Do fígado é secretada para o duodeno na forma de bile, onde vai ser eliminado do organismo na forma de urobilinogênio.

Os níveis altos de bilirrubina direta e indireta são indicativos de doenças hepáticas, renais e anomalias no processo de degradação de hemácias. Nas próximas postagens discutiremos mais a respeito dessas condições no corpo humano.

links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilirrubina
http://new.dombosco.sebsa.com.br/curso/estudemais/quimica/testes/grupos_funcionais.php
http://www.infoescola.com/bioquimica/bilirrubina/
http://marilandabellini.files.wordpress.com/2011/04/3a_bilirrubinas.pdf

8 comentários:

  1. Sendo a bilirrubina formada através da hemoglobina e pelo fato de fazer parte da bile, com certeza é importante estuda-la e principalmente entender as consequências do aumento ou da diminuição de seus níveis. Espero aprender bastante nas próximas postagens

    ResponderExcluir
  2. Interessante entender a bilirrubina de forma tão associada com a hemoglobina, diferentemente da visão tão simples e isolada que normalmente se adquire dessa substância no ensino médio. Ansiosa por saber mais sobre ela e suas atuações no corpo humano.

    ResponderExcluir
  3. Post muito interessante! Gostei de entender melhor a associação entre bilirrubina e hemoglobina. A bilirrubina está presente em diversos processos biológicos, estou ansiosa para aprender mais sobre ela! Aguardo as próximas postagens!

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é chamativo ao estudo. Vamos nos deparar muito na clínica com distúrbios direta e indiretamente relacionados com a bilirrubina, e o conhecimento das funções bioquímicas dessa substância no nosso organismo vai ser muito importante para nós.

    ResponderExcluir
  5. A postagem tem uma abordagem bem interessante do assunto. A forma mais séria e compacta faz com que fique claro objetivo informativo, gerando o efeito didático. Com certeza será útil como aprofundamento acadêmico.

    ResponderExcluir
  6. Interessante também a abordagem que você fez ,relacionando os niveis de bilirrubina a desordens no organismo.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de parecer uma molécula sem importância aparente, pois é produto secundário do metabolismo humano, a bilirrubina é digna de um estudo mais aprofundado, uma vez que elas indiciam várias doenças, que podem ser diagnosticadas mais precocemente e elevar as chances de cura nos acometidos. Aguardando as próximas postagens para saber um pouco mais sobre o que essa molécula esconde.

    ResponderExcluir
  8. Texto bastante informativo. Pude perceber porque o ferro é importante e deve estar presente em nossa alimentação. Espero ampliar minha visão sobre a bilirrubina, sobre sua origem e destino no corpo humano.

    ResponderExcluir